Miradouro do Zebro - Concelho de Oleiros - Serra do Muradal
Uma paisagem “Brutal” que vale a pena ser apreciada.
Quando fotografei o que procurei foi não perder o efeito de escala … Portugal é de fato um país maravilhoso, e às vezes (nós Portugueses) não paramos para ver o que merece alguma contemplação (de tão atarefados que andamos).
O meu Cliente - Secil - forneceu o betão para execução deste “monumento” com a assinatura do Arquiteto Álvaro Siza Vieira. O desafio da construção, o contraste e ao mesmo tempo a integração na paisagem fazem desta obra algo de especial para um fotógrafo.
Para deleite dos sentidos, para respirar um ar bastante puro e se calhar para visitar uma região do país onde nunca esteve, recomendo vivamente o passeio.
Desta fraga quartzítica as panorâmicas vertiginosas alargam-se pelo vale da Ribeira das Casas da Zebreira, 200m a baixo. Daqui observa-se a complexidade da crista do Muradal em três alinhamentos quartzíticos. Este é o ponto mais alto da escarpa, como marco a assinalar os 888m de altura. Zebro era uma espécie de cavalo selvagem que viveu na Península Ibérica até ao século XVI.
https://cm-oleiros.pt/patrimonio-natural/miradouro-do-zebro/